segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

DICAS IMPORTANTES PARA UMA BOA DISSERTAÇÃO

1 - Jamais use gírias em sua dissertação. Esta modalidade de redação pressupõe uma linguagem formal, não necessariamente erudita, mas pelo menos bem elaborada.

2 - Não utilize provérbios ou ditos populares. Uma dissertação costuma ser prejudicada pela má utilização de frases feitas, provérbios e ditos populares. Eles empobrecem a redação; fazem parecer que seu autor não tem criatividade, pois lança mão de formas de expressão já batidas pelo uso frequente.

3 - Nunca se inclua em sua dissertação. Principalmente para contar fatos de sua vida particular. Disseratar é analisar um assunto proposto, emitindo opiniões gerais.

4 - Não utilize sua dissertação para propagar doutrinas religiosas. A religião, qualquer que seja ela, é uma questão de fé; a dissertação, por sua vez, é uma questão de argumentação, a qual se baseia na lógica.

5 - Jamais analise os temas propostos movido por emoções exageradas. Por mais revoltante que se mostre o assunto tratado, ele deve ser abordado, em uma dissertação, de modo, se não imparcial, pelo menos comedido.

6 - Não utilize exemplos contando fatos ocorridos com terceiros, que não sejam de domínio público. A dissertação deve conter fatos que todos conheçam por terem sido divulgados pelos meios de comunicação (jornais, rádio, televisão, etc).

7 - Evite abreviações. Procure escrever as palavras por extenso. As abreviações são consideradas incorretas.

8 - Nunca repita várias vezes a mesma palavra. Um dos erros que mais prejudica a expressão adequada de suas ideias é a insistente repetição de uma mesma palavra. Isso causa uma impressão desagradável a quem lê sua redação, além de sugerir pobreza de vocabulário.

9 - Procure não inovar, por sua conta, o alfabeto da língua portuguesa. Evidentemente, certas caligrafias apresentam algumas variações no que se refere ao modo de escrever determinadas letras do nosso alfabeto. No entanto, essa possível variação não deve ser exagerada a ponto de tornar a letra praticamente irreconhecível.

10 - Tente não analisar os assuntos propostos sob apenas um dos ângulos da questão. Uma boa análise pressupõe um exame equilibrado da realidade na qual se situa o assunto tratado em uma dissertação. O bom senso, nas opiniões emitidas, está diretamente relacionado à capacidade de se enxergar o problema pelos diversos ângulos que apresenta.

11 - Não fuja ao tema proposto. Quando você receber um tema para dissertar sobre ele, leia-o com atenção e escreva sobre o que se pede. Jamais fuja do assunto solicitado, mesmo que seus conhecimentos sobre ele sejam mínimos. Costuma-se atribuir nota zero (ou um pouco mais) a uma redação sobre outro assunto que não aquele pedido.

Seguindo estes passos, sua dissertação será nota dez!

Professora Cristiane Bastos